segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Audiodescrição ao vivo no CineSesc.

Como foi a experiência de descrever os filmes "Um homem de moral", "A mulher invisível" e "O contador de histórias".


Leo e Mau na cabine de narração

Neste fim de semana passado, dias 26 e 27, aconteceu a mostra "Retrospectiva do Cinema Nacional" no CineSesc, na rua Augusta em São Paulo. Nós da Iguale fomos encarregados de audiodescrever esses três filmes, e eu fiquei de narrá-los ao vivo, a partir de uma cabine instalada dentro do bar do cinema (isso é que é cinema, pena que não pude beber nada...). Eu roterizei "O contador de histórias" e o Maurício Santana fez os outros dois roteiros. Para quem não sabe o que é, deixe-me explicar: O roteiro da audiodescrição consiste em descrever as cenas em que não há falas dos personagens do filme ou qualquer produto audiovisual, afim de se fazê-los entender por deficientes visuais ou pessoas com qualquer outra dificuldade de compreensão das imagens. E depois narrá-las nesses intervalos. Nós distribuímos fones de ouvido, iguais aos de tradução simultânea, para quem quisesse ouvir a AD. Nos fones estavam mixados o som do filme e a narração.
Na platéia havia deficientes visuais e videntes com os fones de ouvido. Minha esposa estava lá, ouvindo com os fones. Ela é vidente, mas se propôs a companhar os filmes com a AD. (aposto que era só pra me ouvir ao pé do ouvido, hehehe...) . Achei muito interessante quando voltando pra casa ela me disse que com a audiodescrição ela enxergou coisas que normalmente passariam batidas. Quem estava lá também era o Paulo Romeu, que não perde uma. O mais engraçado era as pessoas olhando aquele homem de bengala na mão e fazendo cara de que não estavam entendendo nada! Eles ainda acostumam. Iniciativas como essa do SESC estão crescendo a cada dia. Só precisamos movimentar a comunidade dv para que compareça em massa nas sessões, e comece a alimentar esse circuito.
Para mim será sempre um desafio e um prazer.


Na foto abaixo: Maurício Santana, Paulo Romeu e Leo Rossi.








Um comentário:

  1. Oi Léo. Adorei tudo, você e o Maurício são fantásticos!! Só um reparo: da próxima vez, quero mais, muuuiiito mais descrições daquelas cenas picantes com a Luana Piovesan e a Fernanda Torres... rs rs rs rs rs

    ResponderExcluir


Pessoas passaram por aqui